O Pinterest é um grande mural de imagens. Lá o internauta compartilha imagens e vídeos que julgue interessante. Você pode até achar esse conceito ultrapassado e já utilizado pelo Tumblr, por exemplo, só que a grande diferença da rede social é a possibilidade de dividir sua imagem em boards, ou seja, em murais.
Você pode montar um board sobre decoração, outro sobre bandas favoritas e culinária. Assim, você não  precisa ficar restrito a um assunto só e os seus contatos tem a opção de seguir o seu perfil ou apenas um board, permitindo controle sobre o que você vai consumir de conteúdo na rede social.
O internauta pode subir uma foto ou fazer uma pesquisa e “repinar” a imagem. “Pinar”é o termo predominante nesse ambiente repleto de imagens que agrada muito as mulheres, que hoje, representam quase 80% da audiência do site.Como toda a rede social badalada, o Pinterest exige que você receba um convite para o cadastro no site. Não tem um amigo que possa te enviar o convite e já está se perguntando como conseguir um? O Pitacos Modernos vai te salvar novamente, envie um e-mail para falecom[arroba]pitacosmodernos.com.br com e  diga “Eu quero o convite para o Pinterest!” 🙂

Linguagem do Pinterest:
Pin: é o mesmo que tuittar/ reblogar, ou seja, o Pin é o ato de publicar alguma imagem em um board da rede social.
Board: São murais onde você pode categorizar suas imagens dividindo-as por temas específicos. Você pode criar quantos boards quiser e seus contatos podem escolher quais boards desejam seguir,
Like: O like do Pinterest é muito semelhane ao do facebook e Tumblr. É uma forma rápida e objetiva de demonstrar o quanto você curtiu aquilo que o seu contato pinou.
Re-pin: É equivalente a compartilhar um Pin. Assim, você publica em seu perfil algo que um amigo tenha postado em um board. Ao dar um re-pin, você tem a opção de escolher qual board vai hospedar a imagem.

Follow: Ao entrar no perfil de uma pessoa você visualiza logo abaixo da foto de exibição, no canto esquerdo da tela o botão “follow all”. Clique nele e siga todos os boards daquele perfil ou clique em um dos murais e selecione o botão follow.